top of page
Buscar
  • Foto do escritorNida Alves

CLOSET INTELIGENTE


Olá, meus amores, tudo bem?

Semana passada, postei no meu Instagram algumas impressões sobre organização de guarda-roupa e como a falta dela leva à insatisfação com o que você tem no armário, fazendo você achar que tem poucas peças, criando a necessidade infundada de ir ao shopping, ainda mais agora que não podemos, não é mesmo?

Pois agora resolvi me aprofundar mais um pouco sobre o assunto neste post, mostrando como, tirar o máximo do seu guarda-roupa, aplicando as técnicas utilizadas na consultoria de imagem, tais como o estudo de estilo, colorimetria e closet inteligente. Resolvi fazer isto mostrando o passo-a-passo de peças que devem ser usadas e como devem ser usadas.


Primeiramente, você precisa saber qual o seu tipo de corpo, pois uma roupa pode ter caimento perfeito, ser a melhor e mais bem cortada, se ela não se adaptar ao seu tipo de silhueta, vai sempre passar a imagem de que você está usando uma roupa bonita, mas de forma errada ou, pior, a impressão que passa vai ser de que aquela roupa maravilhosa ficou horrível em você. Nos dois casos, só uma pessoa foi desmerecida: você.


Além disso, você precisa identificar qual o seu estilo, dentre os 7 estilos universais existentes: Se esportivo, elegante, clássico, sexy, romântico, dramático ou criativo. Claro que não existe um único estilo que nos define, mas a soma de dois ou mais estilos. Para isso, se você não tiver muita noção de como começar, uma ótima ideia é identificar uma ou mais pessoas em quem se inspirar. Aí já é um bom começo. Eu também tenho minhas fontes de inspiração, claro! E olha que tudo as lindíssimas Isabella Fiorentino e a Meghan Markle, a Duquesa de Sussex.



E como eu já falei insistentemente no meu instagram, precisamos valorizar a qualidade em vez da quantidade no closet. Por mais incrível que possa parecer, quanto mais roupa no seu armário, mais difícil será para você identificar tudo que tem lá dentro e, ao contrário do que se possa imaginar, quanto mais roupa, menos consegue ver tudo o que tem lá dentro e mais acha que não tem o suficiente para vestir.


O QUE VOCÊ NÃO VÊ, VOCÊ NÃO USA!

O closet funcional deve ter preferencialmente peças atemporais e quando você for comprar uma nova peça, lembre-se SEMPRE que ela deve combinar com as que você já tem, já que você não quer renovar seu armário por completo a cada compra não é mesmo? E, que tal preferir tecidos mais nobres como algodão, linho e seda? São mais caros, eu sei, mas vão durar muito mais e, ao longo do tempo você acaba economizando bem mais do que se tivesse comprado peças em promoção que não duram uma lavada.


E atenção! CUIDADO, mas MUITO CUIDADO com o caimento das peças que você for separar no seu armário. Afinal, que tristeza será quando você, tendo atentado para tudo, seu estilo, seu formato de corpo... errar no tamanho da roupa e ficar com cara de dois números a mais ou a menos.

Para que o armário inteligente fique ainda mais valorizado não podemos esquecer dos acessórios. Brincos, colares, pulseiras são peças que, adequadamente coordenadas, e aliados a bolsas e sapatos, multiplicam as possibilidades de variação do guarda-roupa com as mesmas peças já existentes. Isso tudo como fator multiplicador de looks do seu armário. Vou mostrar aqui como uma pequena variação dos acessórios pode fazer toda a diferença.


E não é porque o dia-a-dia é corrido, que vamos usar isso como desculpa para nos vestirmos de qualquer forma. Detalhes que parecem sem importância podem fazer toda a diferença na nossa aparência. Uma calça sem bainha, uma blusa sem passar o pano ou sem uma manga dobrada, pode esconder o melhor que você tem.


E, pra finalizar, mostro aqui como uma única peça principal pode multiplicar várias vezes as possibilidades de composição de looks. E é isso: Poucas peças no guarda-roupa, mas distribuídas de forma inteligente, utilizando-se dos conhecimentos do seu estilo, formato de corpo, coloração pessoal, composição de acessórios, você vai arrasar!


89 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page